Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O terço e a verdureira

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança, vendia alface, cebolinha, etc. … Certo dia, tia Tecoã, conhecida por toda vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um ateu e perdeu o terço no jardim da casa deste ateu. Passado alguns dias, tia Tecoã voltou novamente à casa do ateu. Este veio logo zombar dela, ele dizia :
- “Você perdeu o seu Deus ?”
Ela humildemente respondeu: – “Eu, perder o meu Deus, nunca !”
Então ele pegou o terço e disse: – “Não é este o seu Deus ?”
Ela disse: – “Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço, muito obrigado. “
Ele disse: – “Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela bíblia ? “
Ela disse: - “Por que a bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito todas as palavras de Deus no meu coração.”
Ele perguntou: – “Medita as palavras de Deus ? Como assim ? Poderia me dizer ?”
Posso sim, respondeu ela pegando o terço :
“- Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou todo o Seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade.
Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Onipotente.
Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espirito Santo.
Esta outra conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso.
O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem dez ave-marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tábuas de Moisés.
O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios, que são: Cinco gozosos, Cinco dolorosos e Cinco gloriosos.
De manhã quando me levanto para iniciar a minha luta do dia, eu rezo os mistérios gozosos, lembro-me do humilde lar de Maria em Nazaré.
No meio do dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho eu rezo os mistérios dolorosos, que me lembram a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário.
Quando chega o fim do dia com todas as lutas vencidas eu rezo os mistérios gloriosos, que fazem lembrar que Jesus venceu a morte para nos dar a salvação e a toda humanidade.
E agora diga-me onde esta a idolatria ?”
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse:
- “Eu não sabia disso, ensina-me a rezar o terço !”

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

5 coisas que aprendi com o lápis

Certa vez, alguém, bem inspirado, disse que a vida é um eterno aprendizado, no qual os dias sempre surgem como a oportunidade de aprendermos novas lições. Madre Teresa de Calcutá, olhando para sua vocação, concluiu: “Não sou nada, senão um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do meu Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja”

Leia com atenção o que podemos aprender com o lápis:
1ª) Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos, assim como existe uma mão que guia o lápis. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade;
2ª) De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador, isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado, melhor para escrever. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor;
3ª) O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça;
4ª) O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você; e finalmente
5ª) O lápis sempre deixa uma marca, da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços.

É tempo de escrevermos uma nova história. É preciso, tal como o lápis, nos abandonarmos. O tempo é agora. O tempo é neste dia que se chama HOJE. OMestre está sentado à mesa e à Sua frente há um lápis, um apontador, uma borracha e uma folha em branco assinada. Ele olha para a folha, toma o lápis em Sua  Mão e concorda com Santo Agostinho dizendo: “Ter fé, isto é, se abandonar, é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva nela com o lápis da nossa vida o que quiser”.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Motivos pra Recomeçar

Outro dia estava ouvindo uma música do Pe. Fábio de Mello chamada Motivos pra Recomeçar:

Eu não sei dizer ao certo como foi
Eu não sei dizer a hora e o lugar
O que sei dizer é que depois que Ele entrou em minha vida
Tudo foi ficando fora de lugar
Retirou a ordem das coisas antigas
E o meu jeito tão estranho de amar
Fez-me ver a solidão que existia nos meus dias
E a sorrir me ensinou recomeçar
Retirou da escuridão meu coração
Acendeu uma nova luz em meu olhar
Fez nascer a primavera onde o inverno não passou
E me deu motivos para recomeçar
E desde então eu me rendi a este mistério
De ser com Ele e para Ele só viver
Deus mora em mim, sou sua casa, tenda humana
Ele é meu tudo, meu princípio, meio e fim

Me chamou a atenção as duas últimas frases da música: "Deus mora em mim, sou sua casa, tenda humana. Ele é meu tudo, meu princípio, meio e fim."
Você já parou para pensar que Deus mora em você?
Sim meu irmão, Deus mora em você! Você é templo, morada do Espírito Santo! 
E a segunda frase vem para completar a primeira. Deus é tudo na vida da cada um de nós, nós fomos feitos por Ele e para Ele. Nas nossas vida não devemos por outras coisa antes de Deus, pois Ele está acima de tudo. 
Neste momento pare e reflita um pouco. Você tem deixado o Senhor habitar em você? Deus é seu tudo? Se a resposta for negativa tente fazer a experiência de se entregar a Ele e você verá que tudo se tornará melhor e os seu problemas, dificuldades, se tornarão mais facéis de lidar, de resolver. Descubra os motivos e recomece ao lado de Deus!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ano novo tudo novo

Deixemos que o Senhor da nossa história nos atinja com o Seu olhar

 O ano estar começando e vem a nós a oportunidade de muda , de reorganizar a vida , refazer amizade , o espírito santo estar disposto a renova a sua vida . “ Eis que faço novas todas as coisas.” Ap 21,6.

Com a passagem de ano, haja em nós a ação de graças. É digno saber agradecer e ver o bem que foi feito pelos outros e por nós. Um sadio olhar de otimismo faz bem para o corpo e para a alma. Se identificamos os erros cometidos, acreditar no perdão, chorar, sim, os pecados cometidos, lavá-los na graça do Sacramento da Reconciliação e recomeçar.

Pense agora nas vezes em que você afirmou, por exemplo: "Eu nunca mais faço isso!" Ou ainda: "Daqui para frente vou agir diferente"... Conseguiu cumprir o propósito? A resposta nem sempre é positiva, ou seja: falta-nos perseverança. E esse é um dos graves problemas que afetam nossa vida. Somos constantemente estimulados a buscar o prático, o imediato e o fácil. Tudo que nos custa sacrifício, tendemos a rejeitar. Desde esperar um pouco mais na fila do banco até cultivar uma planta ou lavar uma roupa à mão, escrever uma carta, etc.
Nem sempre o fácil vai nos leva pro perfeito , tente nesse ano busca fazer as coisas, como mais otimismo , buscar fazer o difícil pra você , a parti do momento em que você faz o difícil , você passa a quebra obstáculos .

Uma boa experiência é, volta ao seu primeiro amor, onde aprendemos na inocências da vida , a bela de fazer e  de conhecer, de assumir em mim um novo olhar , tente ver aquilo que você nunca reparou .

A perseverança é uma das mais belas e exigentes virtudes encontradas na vida cristã, é considerada a base para alcançar as vitórias. Aliás, acredito que o motivo de encontrarmos tantas pessoas infelizes, frustradas e desmotivadas, em nossos dias, está ligado também à falta dessa virtude [perseverança]. Quem não lutou por conquistar algo, não tem muito o que comemorar.
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
I Pedro 5,7

por: Ronaldo César



P.S.: ja faz um tempo que foi postado no blog o texto Mude, porém só hoje estamos corrigindo um terrivel engano. O real autor do texto é Edson Marques. Desde já agradecemos a compreensão e a espera e pedimos desculpas ao autor.