Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

As 7 dicas pra “malhar” a alma



 Dica para o corpo: “Coma bem. Tenha uma alimentação balanceada"
   Dica para a alma: Para o Jovem Sarado, o principal alimento é a Eucaristia. Se alimente bem da Eucaristia, pois este é o alimento que vai nos dar força. Se alimente também da Palavra de Deus”

 Dica para o corpo: “Durma bem e descanse”. Dica para a alma: Na academia do Jovem Sarado nós temos em quem descansar, nós descansamos em Jesus, Ele é o nosso refúgio e o nosso descanso. 

 Dica para o corpo: “Treine adequadamente”.Dica para a alma: o Jovem Sarado precisa rezar de forma adequada, estar de coração na oração. Não adianta estar na Igreja com o pensamento nas coisas de fora. 

 Dica para o corpo: “Beba água para não se desidratar”. Dica para a alma: A água que precisamos beber é a água do Espírito Santo, esta é a água que Jesus prometeu e que irá matar a nossa sede.

 Dica para o corpo: “Pare com exercícios em excessos”. Dica para a alma: Nós precisamos ser equilibrados. Não podemos estar 24 horas dentro da igreja. Não adianta você fazer jejum e maltratar as pessoas, se você não deixa o seu pai assistir um jogo porque você quer só ver a Canção Nova na sua casa. Minha avó dizia “tudo em excesso é ruim”. A santidade está no equilíbrio. 

 Dica para o corpo: “ingerir proteínas- após exercícios físicos é preciso proteínas para repor a energia”. Dica para alma: No Jovens sarados precisamos ingerir a intimidade com Nossa Senhora, a oração do terço, o estudo da Palavras, o jejum... são proteínas que vão te ajudar e dar força para sua alma.

 Dica para o corpo: “mantenha o foco no seu exercício”. Dica para a alma: Tenha sempre consciência de que você precisa estar com Deus, mantenha o foco nEle


                                                                          Emanuel Stênio

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ambição e ganância

Sentimentos movidos pela insatisfação

    Em nosso meio temos o costume de ver pessoas  que corre a vida toda antes de se realizar profissionalmente, buscam  24 horas a riqueza , bens materiais, tudo isso em excesso leva a pessoa a busca  de sentimentos  que nem sempre vai fazer um bem pra vida . A satisfação de ganhar, rapidamente se transforma numa nova insatisfação e, logo, elas almejam um novo objeto.
Ganância e ambição andam de mãos dadas. Enquanto a ambição é a mola propulsora do sucesso, a ganância sai “atropelando” tudo e todos para alcançar seus objetivos. Ter ambição é desejar ardentemente; é depositar a mente e a vontade focalizadas num objetivo e se esforçar para que ele se concretize. Entretanto, a ambição sem medida apresenta um caráter muito negativo, pois foge aos  limites da ética é do bom senso.
     A nossa juventude no tempo de hoje com meios de comunicação, que traz uma cultura desenfreada,  não cultiva mas os valores que sempre nossos avos falam ,ganância os motiva a busca mais e mais , aquele que é ganancioso sempre está desejando.
             Em nossas experiências de convívio, encontramos pessoas com diferentes tipos de temperamento, os quais podem ser, algumas vezes, entraves para conciliar nossos objetivos, quando não sabemos lidar com essas particularidades.A pessoa passa a cada dia esta insatisfeito com sigo mesmo , nisso nascer alguns sentimentos tais como: inveja ,solidão , tristeza, e principalmente a insatisfação. Vale aqui fazer uma distinção entre ambição e ganância, pois muitos podem pensar que querer algo mais se trata de ganância. O ambicioso constrói, ao passo que o ganancioso destrói. A ambição pertence às qualidades do homem; a ganância, a seus defeitos.
  Devemos ter cuidado com a ansiedade gerada por nossa insatisfação, pois com ela, surgem sentimentos em nós como o autodesprezo, a diminuição de nossas habilidades ou o sofrimento, quando não conquistamos nossos projetos.
    Que  essa liberdade, porém , não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas . Gl. 5,13

E você? Como tem lidado com a insatisfação em sua vida?