Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Advento

O Ano Litugico começa hoje dia 28 com o advento, mas o que é o advento?
É um período de preparação para o Natal do Senhor (seu nascimento). Uma característica importante deste Tempo é a vigilância. Deus vem em qualquer momento; esta realidade convida-nos a acordarmos e a não vivermos a vida de qualquer jeito. Nos dias de hoje as pessoas vivem sem pensar na própria vida. Vivem, como se diz na linguagem popular, matando o tempo. E o que significa “matar o tempo”? Não é outra coisa senão deixar Deus em segundo plano, porque pensam erroneamente que talvez Deus virá. Muitos nem se importam, pois o mais importante, dizem eles, é viver o melhor possível e aproveitar o máximo daquilo que o mundo oferece. Que tristeza pensar assim porque esta situação nos leva a viver sem sentido, a cada qual pensar em si mesmo e quando olhamos para nossa vida nada encontramos que valha a pena. Reduzimos a nossa vida a coisas ou conquistas insignificantes. Quantas pessoas ao escutarem falar que o Natal está chegando caem na tristeza? Porque é um acontecimento que não responde à realidade em que vivem. Mas por que esta tristeza? Porque estão envolvidas pelo mal, pelo pecado, pelo ativismo ou até mesmo porque não suportam a vida que tem.
 O Advento é um grito: “Deus vem!” Ele não quer ver o homem só, mas quer levar as pessoas a viverem em plenitude, pois muitas são as pessoas que vivem na solidão, na angústia etc. Mas Deus se faz próximo a nós e se interessa por nossa vida porque nós somos importantes para Ele. Prova disso é o Natal que não é outra coisa senão que o Menino Deus vem habitar no nosso meio! Alguém pode perguntar: habitar na vida que eu levo? Habitar na angústia que eu tenho? Habitar na vida sem sentido que eu possuo? Sim! Um Deus que entra na nossa vida porque nos ama; faz-se pequeno, criança para que você viva em plenitude e para que você experimente que Cristo caminha conosco. De fato, Ele está do nosso lado todos os dias; é o Único que não abandona você. Pense bem! Talvez você pode ter abandonado a Deus. Como?  Não  indo  mais  à  Igreja  ou  vivendo  em  pecado…..
Caríssimos irmãos, o que mais faz o homem e a mulher felizes é saber que Deus vem ao nosso encontro!   
Este é o tempo, a oportunidade da sua vida de experimentar que Deus vos liberta das escravidões, como afirma São Bernardo: “Cristo se manifesta na nossa vida para nos consolar e para deixar claro que nada está perdido, que nada na vida é por acaso, mas ao contrário. Cristo é o nosso descanso! Ele é a nossa consolação!”.
Sem dúvida algum, o Senhor deseja ardentemente fazer-nos experimentar que um dia Ele nasceu em Belém e que, neste Natal, está disposto a nascer em você, na sua precariedade e incredulidade. Então é preciso fazer do seu coração uma manjedoura a fim de que o Menino Deus nasça. Mas não coloque resistência, não caia no engano de que a sua vida não tem mais solução. É tolice pensar assim! Será que Deus criou você para viver sem esperança? Certamente que não!
Neste Natal dê uma oportunidade para o Senhor. Ele é fiel e está disposto a entrar na sua realidade em qualquer momento que você deixar. Cuidado! Não deixe para depois. Lembre-se do Salmo 94: Se hoje escutardes a sua voz não endureçais o coração.
O Senhor quer visitar-vos hoje, neste Tempo, e não espera para amanhã, porque talvez não haja outra oportunidade e sua vida termina sem nada, sem Deus e sem o mundo, esse último só nos engana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário