Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ambição e ganância

Sentimentos movidos pela insatisfação

    Em nosso meio temos o costume de ver pessoas  que corre a vida toda antes de se realizar profissionalmente, buscam  24 horas a riqueza , bens materiais, tudo isso em excesso leva a pessoa a busca  de sentimentos  que nem sempre vai fazer um bem pra vida . A satisfação de ganhar, rapidamente se transforma numa nova insatisfação e, logo, elas almejam um novo objeto.
Ganância e ambição andam de mãos dadas. Enquanto a ambição é a mola propulsora do sucesso, a ganância sai “atropelando” tudo e todos para alcançar seus objetivos. Ter ambição é desejar ardentemente; é depositar a mente e a vontade focalizadas num objetivo e se esforçar para que ele se concretize. Entretanto, a ambição sem medida apresenta um caráter muito negativo, pois foge aos  limites da ética é do bom senso.
     A nossa juventude no tempo de hoje com meios de comunicação, que traz uma cultura desenfreada,  não cultiva mas os valores que sempre nossos avos falam ,ganância os motiva a busca mais e mais , aquele que é ganancioso sempre está desejando.
             Em nossas experiências de convívio, encontramos pessoas com diferentes tipos de temperamento, os quais podem ser, algumas vezes, entraves para conciliar nossos objetivos, quando não sabemos lidar com essas particularidades.A pessoa passa a cada dia esta insatisfeito com sigo mesmo , nisso nascer alguns sentimentos tais como: inveja ,solidão , tristeza, e principalmente a insatisfação. Vale aqui fazer uma distinção entre ambição e ganância, pois muitos podem pensar que querer algo mais se trata de ganância. O ambicioso constrói, ao passo que o ganancioso destrói. A ambição pertence às qualidades do homem; a ganância, a seus defeitos.
  Devemos ter cuidado com a ansiedade gerada por nossa insatisfação, pois com ela, surgem sentimentos em nós como o autodesprezo, a diminuição de nossas habilidades ou o sofrimento, quando não conquistamos nossos projetos.
    Que  essa liberdade, porém , não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas . Gl. 5,13

E você? Como tem lidado com a insatisfação em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário