Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

1 ano de JUC!!


"Precisamos de Santos sem véu  ou batina.

Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(Papa João Paulo II. Beatificado hoje, 01/05/2011)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Espera no Senhor e Ele agirá

     Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. Confia no Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá. ”
                                   Sl. 37.4-5
  Irmãos e Irmãs o tempo em que vamos viver nos pede conversão, e aprofundamento em Deus e buscar as coisas do alto, tempo de deixar Deus ser Deus de saber espera, as coisas e também ouvir aquilo ele quer fala convosco , ter intimidade com Deus traz ele para o nosso dia-a-dia e viver o jejum das minhas vontades e desejos de Calar o meu querer para ouvir o que Deus quer. Conversão é isso, se deixar ser tomado por Jesus, parecer com Jesus, o seu diferencial precisa ser o Cristo. Precisamos ter coragem de quebrar as “fachadas” da nossa felicidade, pois Deus não pode trabalhar em fachadas, Ele só pode trabalhar em nosso coração. Quando buscamos intimidade com Ele, não podemos deixar de orar, pois é a oração que nos aproxima do Pai. Deus não é apenas aquela imagem totalmente separada de nós, Ele quer ser íntimo de seus filhos, Ele quer ser amigo de todos nós.
 "Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração." (Sl 102:17)


quarta-feira, 2 de março de 2011

Nós colhemos o que semeamos

O quanto e como damos é a medida do que recebemos. O banco da vida é justo e nos devolve o mesmo que antes depositamos. São Paulo nos adverte, baseado em sua própria experiência: "O que alguém tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção; quem semeia no espírito, do Espírito colherá a vida eterna" (Gal 6, 7-8).

No Cânion do Colorado, um pai passeava com seu filho de sete anos. A manhã estava quente e o sol resplandecia num céu aberto. De repente, o pequeno cai, machuca o joelho e grita: “aaaaaahhhhh!!”

Para sua surpresa, ouve uma voz oculta que também se queixa: “aaaaaaaaahhhhhhh!!”

Curioso o menino grita: “Quem está aí?” 

Das profundezas do Cânion, uma voz lhe faz a mesma pergunta: “Quem está aí?”


Irritado com a resposta anônima, o menino grita: “Covarde, por que se esconde?”.

Do outro lado, alguém lhe responde agressivamente: “Covarde, por que se esconde?”.

O menino olha para o pai e pergunta: “Que acontece?”.

O pai sorri e lhe diz: “Meu filho, preste atenção”.

Então, o pai grita para a montanha: “Te admiro”.

Do fundo do Cânion, alguém lhe confessa várias vezes: “te admiro, te admiro, te admiro”.

Mais uma vez o homem exclama: “És um campeão”.

A voz lhe responde: “És um campeão, campeão, campeão”.

O pai sussurra em voz baixa: “Te amo”.

A voz lhe responde com suavidade: “Te amo, te amo, te amo”.

O pequeno fica espantado, porém, não entende.

O pai lhe explica olhando em seus olhos: “Nós chamamos isso de eco, filho, porém, na realidade, é a vida”.

E acrescenta em voz alta: “Ela te devolve o que diz ou faz...”

Cada um colhe e recebe o que tem semeado e feito.

Se desejas mais amor neste mundo, semeia amor ao teu redor. Porém, se desejas pouco amor, dá pouco [amor]. Se esperas felicidade, dá felicidade a quem te cerca. Se queres sorriso e bênçãos, sorri e abençoa. Se gostas de colher desprezo, menospreza. Se desejas bem materiais, compartilha-os. Se busca amigos, faze-os. Se preferes solidão, fecha-te em ti mesmo. Se te interessa o meio ambiente, semeia uma árvore e não contribua com o aquecimento do planeta. Se necessitas que te escutem, escuta os demais.

Se até o dia de hoje tens colhido solidão, enfermidade, tristeza, traições, não culpes os outros. Antes, reveja suas atitudes, as sementes que tens semeado, e mude se preciso for, para que, rápido, muito rápido, possas colher frutos abundantes e permanentes (cf. Jo 16, 8-16

sábado, 12 de fevereiro de 2011

As 7 dicas pra “malhar” a alma



 Dica para o corpo: “Coma bem. Tenha uma alimentação balanceada"
   Dica para a alma: Para o Jovem Sarado, o principal alimento é a Eucaristia. Se alimente bem da Eucaristia, pois este é o alimento que vai nos dar força. Se alimente também da Palavra de Deus”

 Dica para o corpo: “Durma bem e descanse”. Dica para a alma: Na academia do Jovem Sarado nós temos em quem descansar, nós descansamos em Jesus, Ele é o nosso refúgio e o nosso descanso. 

 Dica para o corpo: “Treine adequadamente”.Dica para a alma: o Jovem Sarado precisa rezar de forma adequada, estar de coração na oração. Não adianta estar na Igreja com o pensamento nas coisas de fora. 

 Dica para o corpo: “Beba água para não se desidratar”. Dica para a alma: A água que precisamos beber é a água do Espírito Santo, esta é a água que Jesus prometeu e que irá matar a nossa sede.

 Dica para o corpo: “Pare com exercícios em excessos”. Dica para a alma: Nós precisamos ser equilibrados. Não podemos estar 24 horas dentro da igreja. Não adianta você fazer jejum e maltratar as pessoas, se você não deixa o seu pai assistir um jogo porque você quer só ver a Canção Nova na sua casa. Minha avó dizia “tudo em excesso é ruim”. A santidade está no equilíbrio. 

 Dica para o corpo: “ingerir proteínas- após exercícios físicos é preciso proteínas para repor a energia”. Dica para alma: No Jovens sarados precisamos ingerir a intimidade com Nossa Senhora, a oração do terço, o estudo da Palavras, o jejum... são proteínas que vão te ajudar e dar força para sua alma.

 Dica para o corpo: “mantenha o foco no seu exercício”. Dica para a alma: Tenha sempre consciência de que você precisa estar com Deus, mantenha o foco nEle


                                                                          Emanuel Stênio

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ambição e ganância

Sentimentos movidos pela insatisfação

    Em nosso meio temos o costume de ver pessoas  que corre a vida toda antes de se realizar profissionalmente, buscam  24 horas a riqueza , bens materiais, tudo isso em excesso leva a pessoa a busca  de sentimentos  que nem sempre vai fazer um bem pra vida . A satisfação de ganhar, rapidamente se transforma numa nova insatisfação e, logo, elas almejam um novo objeto.
Ganância e ambição andam de mãos dadas. Enquanto a ambição é a mola propulsora do sucesso, a ganância sai “atropelando” tudo e todos para alcançar seus objetivos. Ter ambição é desejar ardentemente; é depositar a mente e a vontade focalizadas num objetivo e se esforçar para que ele se concretize. Entretanto, a ambição sem medida apresenta um caráter muito negativo, pois foge aos  limites da ética é do bom senso.
     A nossa juventude no tempo de hoje com meios de comunicação, que traz uma cultura desenfreada,  não cultiva mas os valores que sempre nossos avos falam ,ganância os motiva a busca mais e mais , aquele que é ganancioso sempre está desejando.
             Em nossas experiências de convívio, encontramos pessoas com diferentes tipos de temperamento, os quais podem ser, algumas vezes, entraves para conciliar nossos objetivos, quando não sabemos lidar com essas particularidades.A pessoa passa a cada dia esta insatisfeito com sigo mesmo , nisso nascer alguns sentimentos tais como: inveja ,solidão , tristeza, e principalmente a insatisfação. Vale aqui fazer uma distinção entre ambição e ganância, pois muitos podem pensar que querer algo mais se trata de ganância. O ambicioso constrói, ao passo que o ganancioso destrói. A ambição pertence às qualidades do homem; a ganância, a seus defeitos.
  Devemos ter cuidado com a ansiedade gerada por nossa insatisfação, pois com ela, surgem sentimentos em nós como o autodesprezo, a diminuição de nossas habilidades ou o sofrimento, quando não conquistamos nossos projetos.
    Que  essa liberdade, porém , não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas . Gl. 5,13

E você? Como tem lidado com a insatisfação em sua vida?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O terço e a verdureira

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança, vendia alface, cebolinha, etc. … Certo dia, tia Tecoã, conhecida por toda vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um ateu e perdeu o terço no jardim da casa deste ateu. Passado alguns dias, tia Tecoã voltou novamente à casa do ateu. Este veio logo zombar dela, ele dizia :
- “Você perdeu o seu Deus ?”
Ela humildemente respondeu: – “Eu, perder o meu Deus, nunca !”
Então ele pegou o terço e disse: – “Não é este o seu Deus ?”
Ela disse: – “Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço, muito obrigado. “
Ele disse: – “Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela bíblia ? “
Ela disse: - “Por que a bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito todas as palavras de Deus no meu coração.”
Ele perguntou: – “Medita as palavras de Deus ? Como assim ? Poderia me dizer ?”
Posso sim, respondeu ela pegando o terço :
“- Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou todo o Seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade.
Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Onipotente.
Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espirito Santo.
Esta outra conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso.
O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem dez ave-marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tábuas de Moisés.
O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios, que são: Cinco gozosos, Cinco dolorosos e Cinco gloriosos.
De manhã quando me levanto para iniciar a minha luta do dia, eu rezo os mistérios gozosos, lembro-me do humilde lar de Maria em Nazaré.
No meio do dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho eu rezo os mistérios dolorosos, que me lembram a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário.
Quando chega o fim do dia com todas as lutas vencidas eu rezo os mistérios gloriosos, que fazem lembrar que Jesus venceu a morte para nos dar a salvação e a toda humanidade.
E agora diga-me onde esta a idolatria ?”
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse:
- “Eu não sabia disso, ensina-me a rezar o terço !”

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

5 coisas que aprendi com o lápis

Certa vez, alguém, bem inspirado, disse que a vida é um eterno aprendizado, no qual os dias sempre surgem como a oportunidade de aprendermos novas lições. Madre Teresa de Calcutá, olhando para sua vocação, concluiu: “Não sou nada, senão um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do meu Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja”

Leia com atenção o que podemos aprender com o lápis:
1ª) Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos, assim como existe uma mão que guia o lápis. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade;
2ª) De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador, isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado, melhor para escrever. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor;
3ª) O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça;
4ª) O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você; e finalmente
5ª) O lápis sempre deixa uma marca, da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços.

É tempo de escrevermos uma nova história. É preciso, tal como o lápis, nos abandonarmos. O tempo é agora. O tempo é neste dia que se chama HOJE. OMestre está sentado à mesa e à Sua frente há um lápis, um apontador, uma borracha e uma folha em branco assinada. Ele olha para a folha, toma o lápis em Sua  Mão e concorda com Santo Agostinho dizendo: “Ter fé, isto é, se abandonar, é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva nela com o lápis da nossa vida o que quiser”.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Motivos pra Recomeçar

Outro dia estava ouvindo uma música do Pe. Fábio de Mello chamada Motivos pra Recomeçar:

Eu não sei dizer ao certo como foi
Eu não sei dizer a hora e o lugar
O que sei dizer é que depois que Ele entrou em minha vida
Tudo foi ficando fora de lugar
Retirou a ordem das coisas antigas
E o meu jeito tão estranho de amar
Fez-me ver a solidão que existia nos meus dias
E a sorrir me ensinou recomeçar
Retirou da escuridão meu coração
Acendeu uma nova luz em meu olhar
Fez nascer a primavera onde o inverno não passou
E me deu motivos para recomeçar
E desde então eu me rendi a este mistério
De ser com Ele e para Ele só viver
Deus mora em mim, sou sua casa, tenda humana
Ele é meu tudo, meu princípio, meio e fim

Me chamou a atenção as duas últimas frases da música: "Deus mora em mim, sou sua casa, tenda humana. Ele é meu tudo, meu princípio, meio e fim."
Você já parou para pensar que Deus mora em você?
Sim meu irmão, Deus mora em você! Você é templo, morada do Espírito Santo! 
E a segunda frase vem para completar a primeira. Deus é tudo na vida da cada um de nós, nós fomos feitos por Ele e para Ele. Nas nossas vida não devemos por outras coisa antes de Deus, pois Ele está acima de tudo. 
Neste momento pare e reflita um pouco. Você tem deixado o Senhor habitar em você? Deus é seu tudo? Se a resposta for negativa tente fazer a experiência de se entregar a Ele e você verá que tudo se tornará melhor e os seu problemas, dificuldades, se tornarão mais facéis de lidar, de resolver. Descubra os motivos e recomece ao lado de Deus!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ano novo tudo novo

Deixemos que o Senhor da nossa história nos atinja com o Seu olhar

 O ano estar começando e vem a nós a oportunidade de muda , de reorganizar a vida , refazer amizade , o espírito santo estar disposto a renova a sua vida . “ Eis que faço novas todas as coisas.” Ap 21,6.

Com a passagem de ano, haja em nós a ação de graças. É digno saber agradecer e ver o bem que foi feito pelos outros e por nós. Um sadio olhar de otimismo faz bem para o corpo e para a alma. Se identificamos os erros cometidos, acreditar no perdão, chorar, sim, os pecados cometidos, lavá-los na graça do Sacramento da Reconciliação e recomeçar.

Pense agora nas vezes em que você afirmou, por exemplo: "Eu nunca mais faço isso!" Ou ainda: "Daqui para frente vou agir diferente"... Conseguiu cumprir o propósito? A resposta nem sempre é positiva, ou seja: falta-nos perseverança. E esse é um dos graves problemas que afetam nossa vida. Somos constantemente estimulados a buscar o prático, o imediato e o fácil. Tudo que nos custa sacrifício, tendemos a rejeitar. Desde esperar um pouco mais na fila do banco até cultivar uma planta ou lavar uma roupa à mão, escrever uma carta, etc.
Nem sempre o fácil vai nos leva pro perfeito , tente nesse ano busca fazer as coisas, como mais otimismo , buscar fazer o difícil pra você , a parti do momento em que você faz o difícil , você passa a quebra obstáculos .

Uma boa experiência é, volta ao seu primeiro amor, onde aprendemos na inocências da vida , a bela de fazer e  de conhecer, de assumir em mim um novo olhar , tente ver aquilo que você nunca reparou .

A perseverança é uma das mais belas e exigentes virtudes encontradas na vida cristã, é considerada a base para alcançar as vitórias. Aliás, acredito que o motivo de encontrarmos tantas pessoas infelizes, frustradas e desmotivadas, em nossos dias, está ligado também à falta dessa virtude [perseverança]. Quem não lutou por conquistar algo, não tem muito o que comemorar.
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
I Pedro 5,7

por: Ronaldo César



P.S.: ja faz um tempo que foi postado no blog o texto Mude, porém só hoje estamos corrigindo um terrivel engano. O real autor do texto é Edson Marques. Desde já agradecemos a compreensão e a espera e pedimos desculpas ao autor.